O expediente termina e o treino começa. É assim todo fim de tarde de Silvano Venâncio de Carvalho, 51 anos, servidor da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). A decisão do servidor de virar a página da vida sedentária e levar a sério o cuidado com a saúde foi tomada na primeira Corrida dos Poderes, realizada em outubro de 2023. De lá para cá, são cinco quilômetros diários de corrida, rotina que dá confiança a Silvano de buscar um lugar no pódio na edição deste ano.
“Tudo começou na primeira Corrida dos Poderes, no ano passado. Na época, eu participei da caminhada. Estava acima do peso e achei que não estava bem para correr”, lembra-se. Ele conta que o evento serviu de estímulo para tomar uma decisão: adotar, com determinação, uma rotina de prática de atividade física. De segunda a sexta-feira, corre cinco ou seis quilômetros e, aos sábados, faz 12 quilômetros, seis de corrida e seis de caminhada.
O espaço dos treinos de Silvano tem dupla vantagem: abriga o seu local de trabalho e é repleto de verde. “Eu saio da Assembleia às 5 horas da tarde e, antes de ir para casa, treino aqui mesmo no Parque dos Poderes. Corro durante uma hora. Todos os dias”, contou. No carro, tênis, camiseta e bermuda são acessórios obrigatórios. Terminado o expediente, Silvano troca de roupas e de atividade: da rotina de horas sentado e trabalhando em um computador para uma hora movimentos mais intensos, que proporcionam saúde e bem-estar físico e mental.
Os novos hábitos, nascidos com o estímulo da primeira Corrida dos Poderes, não se limitam à corrida e caminhada. “Entrei em um grupo de corrida, voltei pra academia e faço pilates. Estou fazendo dieta alimentar e treinando todos os dias. Tudo por incentivo da corrida dos Poderes”, contou o servidor.
A contabilidade dos resultados não está apenas no decréscimo na balança, mas também acréscimos em coisas boas da vida. "Minha vida melhorou bastante. Estou dormindo bem, melhorei o meu astral, a convivência com os colegas de trabalho. A gente se sente bem. E autoestima é tudo". E, além da maior qualidade de vida, Silvano conquistou, de quebra, medalhas em competições de corrida de rua.
Confiante e bem disposto, Silvano tem uma meta para a 2ª Corrida dos Poderes: um lugar no pódio. “Neste ano, vou participar de novo. No ano passado, eu caminhei; agora, vou correr. E desta vez, eu vou atrás de um pódio”, revela, com entusiasmo.
Firme em seu propósito, Silvano acrescentou, na manhã desta quinta-feira (29), importante compromisso em seus afazeres: inscreveu-se na 2ª Corrida dos Poderes. O evento, promovido pela ALEMS e parceiros, será realizado no dia 26 de outubro, em comemoração ao Dia do Servidor Público (28 de outubro). Silvano tem, então, menos de dois meses para seguir preparando e alcançar a meta de estar entre os primeiros colocados em sua modalidade. Ele se inscreveu para a corrida de cinco quilômetros.
2ª Corrida dos Poderes
Lançada oficialmente nessa quarta-feira (28), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, a 2ª Corrida dos Poderes aumentou a quantidade de vagas: serão 3,5 mil. Desse total, 500 são para o público em geral e 200 para crianças, categoria que está entre as novidades desta edição. A outra novidade serão os treinões no interior, nos municípios de Dourados e Três Lagoas.
O evento é uma realização da Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul (FAMS), com organização da Fundação de Desporto e Lazer de MS (Fundesporte), Governo do Estado, e apoio da ALEMS, Poder Judiciário, Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul e Tribunal de Contas de MS (TCE-MS).
Para outras informações sobre a 2ª Corrida dos Poderes, clique aqui .
Saiba mais:
Com 3,5 mil vagas, Corrida dos Poderes amplia para crianças e municípios do interior de MS
Mín. 21° Máx. 33°